terça-feira, 23 de junho de 2009
10 erros comuns a serem evitados em corridas - Parte 3
Erro # 3 - Passada muito longa e muito a frente (overstriding)
O problema: Uma forma muito comum de lesão é a causada pele erro de dar passadas longas e muito a frente (Overstriding), ou aterrisar primeiro com o calcanhar, bem a frente do centro de gravidade do corpo. Alguns corredores acham que a passada longa vai aumentar a velociadade ou a eficiência da corrida, mas esse não é o caso. A passada longa desperdiça energia pois você está brecando a cada aterrisagem do calcanhar no chão.
A solução: Certifique-se que você não está levando seu pé muito a frente. Concentre-se em aterrisar a passada na meia-sola ou um pouco mais para a ponta dos pés, e diretamente abaixo do seu corpo em todos os passos. Manter os braços baixos e com movimentos laterais curtos é a chave para manter seu passo também curto e próximo ao chão.
Veja os outros artigos da série - < anterior..........próximo >
O texto acima é uma tradução livre de: Common Running Mistakes, de Christine Luff.
Marcadores:
dicas,
Erros mais comuns
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Wagner ótimo post, parabéns, mais o que me intrigou é que vc disse que se o atleta primeiro colocar o calcanhar no chão causa o problema, lembro o seguinte que já escutei uma palestra em que o atleta deve primeiro pisar no chão quando estiver correndo com o calcanhar e ir rolando o pé e mesmo antes de particpar desta palestra eu já corria assim. Mais valeu pelas dicas.
Bom final de semana e um abraço,
JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com
Grande Jorge,
O problema é a combinação de colocar o calcanhar no chão primeiro E muito a frente. Se você consegue pisar com o calcanhar abaixo do seu centro de gravidade e com o joelho minimamente flexionado, não tem problema nenhum. Isso foi o que eu entendi do artigo, pois ele não é de minha autoria, só fiz a tradução.
Obrigado por levantar essa dúvida, imagino que muitos que leram o artigo estão fazendo a mesma pergunta mas não a colocaram aqui nos comentários.
Um grande abraço.
Parabéns pelo blog. Passei para te dizer que tem um selinho para você no meu blog. Abraços!!!
Postar um comentário