terça-feira, 23 de junho de 2009

10 erros comuns a serem evitados em corridas - Parte 3












Erro # 3 - Passada muito longa e muito a frente (overstriding)


O problema: Uma forma muito comum de lesão é a causada pele erro de dar passadas longas e muito a frente (Overstriding), ou aterrisar primeiro com o calcanhar, bem a frente do centro de gravidade do corpo. Alguns corredores acham que a passada longa vai aumentar a velociadade ou a eficiência da corrida, mas esse não é o caso. A passada longa desperdiça energia pois você está brecando a cada aterrisagem do calcanhar no chão.

A solução: Certifique-se que você não está levando seu pé muito a frente. Concentre-se em aterrisar a passada na meia-sola ou um pouco mais para a ponta dos pés, e diretamente abaixo do seu corpo em todos os passos. Manter os braços baixos e com movimentos laterais curtos é a chave para manter seu passo também curto e próximo ao chão.

Veja os outros artigos da série - < anterior..........próximo >

O texto acima é uma tradução livre de: Common Running Mistakes, de Christine Luff.

3 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Wagner ótimo post, parabéns, mais o que me intrigou é que vc disse que se o atleta primeiro colocar o calcanhar no chão causa o problema, lembro o seguinte que já escutei uma palestra em que o atleta deve primeiro pisar no chão quando estiver correndo com o calcanhar e ir rolando o pé e mesmo antes de particpar desta palestra eu já corria assim. Mais valeu pelas dicas.
Bom final de semana e um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Wagner Castro disse...

Grande Jorge,

O problema é a combinação de colocar o calcanhar no chão primeiro E muito a frente. Se você consegue pisar com o calcanhar abaixo do seu centro de gravidade e com o joelho minimamente flexionado, não tem problema nenhum. Isso foi o que eu entendi do artigo, pois ele não é de minha autoria, só fiz a tradução.

Obrigado por levantar essa dúvida, imagino que muitos que leram o artigo estão fazendo a mesma pergunta mas não a colocaram aqui nos comentários.

Um grande abraço.

Diego da Costa disse...

Parabéns pelo blog. Passei para te dizer que tem um selinho para você no meu blog. Abraços!!!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br