quinta-feira, 25 de junho de 2009

10 erros comuns a serem evitados em corridas - Parte 1


Erro # 1 - Tênis errado

Todos os corredores têm cometido erros em algum momento durante seus treinos e corridas. Aqui estão alguns dos erros mais comuns dos corredores, e como você pode evitar lesões e outros problemas.

O problema: Calçar tênis velho ou usar o tipo errado de tênis para o seu pé e estilo de pisada pode levar a lesões de corrida.

A solução: Vá a uma loja especializada, onde vendedores treinados ou mesmo fisioterapeutas podem avaliar o seu estilo de corrida e tipo de pé com o teste da pisada, será determinado se você é um corredor pronador, supinador (ou sub-pronador), ou neutro. Com esses dados em mãos eles recomendarão o tênis adequado para você.

Uma vez que você tenha adquirido o par de tênis correto, certifique-se de substituí-los a cada 480-560 Km pois a perda do amortecimento pode levar a lesões. Uma boa estratégia é adquirir um segundo par quando o primeiro estiver com a metade da quilometragem indicada. O seu calçado vai durar mais tempo se você der um intervalo maior entre os treinos para que ele seque e recupere a deformação causada pela corrida. Além disso, um novo tênis como referência irá ajudá-lo a perceber quando o seu antigo par estiver pronto para ser substituído.


Veja os outros artigos da série - .... próximo >


O texto acima é uma tradução livre de: Common Running Mistakes, de Christine Luff.

3 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
---ooO--(_)--Ooo-
Camarada Wagner muito bom este relato, parbéns!!!
Bom vamos lá a alguns anos atrás eu pensava que minha pisada era SUPINADA pq através de revistas falando que quem gastava a borda do lado de fora do tênis tinha pisada Supinada e ano passado em uns dois Treinos que a Mizuno patrocinou aqui no Rio de Janeiro eu acabei descobrindo a minha pisada certa que era Neutra, após o treino na beira da praia em São Conrado, a Mizuno nos levou para tomar um café da manhá no Shopping Fashion Mall,agora não lembro o nome certo da loja dentro do shopping se era Sport Society ou Físico & Forma, mais lá tava fazendo o TESTE DA PISADA em que consiste nós pisarmos descalços em um Scanner (chamado Pedígrafo) em que a máquina escaneia o nossos pés e depois passamos para esteira em que começamos a correr e atrás da gente tem uma câmera filmando os nossos passos e todas informações sendo jogadas para o computador, depois de alguns minutos a Moça mandou eu parar e depois que o programa analisou a minha pisada e a Moça me informou que a minha pisada era NEUTRA ai eu questionei a moça que estava fazendo o teste, como pode isso eu sempre gasto a sola pelo lado de fora e a moça me disse que eu estava enganado que nem sempre os que gastam a borda pelo lado de fora é supinada e ainda mais ela me disse que eu toco com o calcanhar e rolo os pés para frente e a força acaba nos dedos não satisfeito ano passado na Corrida das Dez Milhas no Aterro do Flamengo a Mizuno estava lá outra vez fazendo os testes com outra equipe e outras avaliações e não bobiei fiz de novo o teste e de novo deu PISADA NEUTRA dai em diante eu nunca mais tive dúvidas só compro TÊNIS com a PISADA NEUTRA e não é que deu certo mesmo, nunca mais senti dores.
Ahhh neste último teste o pessoal da Mizuno logo após o teste nos dava todas as informações de nossas avaliações e pisada dos nossos pés em um CD,contendo um programa muito legal. No Link abaixo tem algumas fotos minhas eu fazendo o teste da pisada nas Dez Milhas da Mizuno ano passado

http://jmaratona.blogspot.com/2008/09/competio-n-155-10-milhas-mizuno-rio-de.html

GALERA O NEGÓCIO É SÉRIO, FAÇAM O TESTE DA PISADA, ANTES DE SAIR CORRENDO POR AI COM QUALQUER TÊNIS.

Bom amigo espero ter contribuido com o Assunto.

Um forte abraço e bom final de semana.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Wagner Castro disse...

Jorge,

Muito obrigado por enriquecer o artigo com a sua experiência pessoal. O teste da Mizuno é realmente bem confiável, eles estavam na running show aqui em São Paulo no ano passado, mas não fui porque a fila estava muito grande. Eu mesmo tive um caso semelhante quando comecei a correr em 2007, veja o artigo que escrevi sobre isso: http://corronarua.blogspot.com/2009/01/teste-da-pisada-x-baropodometria.html

Um grande abraço e bons treinos.

Anônimo disse...

Wagner estou com um problema. Corro a mais ou menos 6 meses, tenho corrido em media 5km por dia e somente agora comprei um tenis para corrida, mas aí é que está o problema.

Fui a uma loja que tem uma maquina da mizuna para teste de pisada que indicou pronada, comprei o nirvana 5 e após duas corridas estou com uma dor nos pés bem na área que tem a plana de pronada no tênis.

Quando usava um tenis normal nunca tive dor. O que você me indica fazer?

Elizabete Rodrigues(elizabeteromana@yahoo.com.br)

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br