quinta-feira, 9 de julho de 2009

Tiro na esteira

Alguns dias de férias em Marília, lá vou eu de volta a São Paulo para encarar as quase cinco horas de viagem.

Quando percebi o horário que eu saí do interior, logo me dei conta que o treino tinha dançado, pois a USP fecha às 20:00hs.
Vim no caminho pensando em um plano B, ir até um parque depois da 21:00 nem pensar. Meu treino não era nada complicado - 10 tiros de 1' com descanso de 1' + 15' de trote. O jeito era arriscar as esteiras do condomínio.

Chegando em casa fui logo conferir o que eu poderia fazer com a duas esteiras do prédio, uma bem novinha e uma de uns 10 anos de uso. É óbvio que fui direto tentar a nova - decepção total. Além de demorar muito para acelerar, a velocidade máxima é de 14km/h, insuficiente para um treino de tiro curto. Fui testar a mais velhinha e tive uma grata surpresa, ela tem o controle de velocidade com botão deslizante, conferindo muita agilidade e liberdade para acelerar e desacelerar, e ainda atinge uma velociade de 13,5 milhas por hora, fiz umas contas rápidas (21km/h), mais que o suficiente para o meu nível. O único inconveniente seria a marcação de velocidade de distância em milhas.

Depois do aquecimento o primeiro tiro e a primeira diferença - cadê o esforço da impulsão ?? Inexistente, era só jogar o corpo um pouquinho para a frente e estava tudo resolvido, a esteira corria para mim. Estava jogando fora todo o educativo que eu aprendi com o Foca e deixando a esteira rolar solta, só brincando de imitar um Ramster. Fui nesse ritmo até a metade do treino, quando no meio de um tiro a 3'30''/Km me distraí na TV e perdi o foco ; dei um chute no motor da esteira e tive que dar uma leve puxada na perna esquerda para acertar o equilíbrio, resultado - mal jeito e dor na região lombar.
Com a lição aprendida, inclinei um pouco a esteira para que o motor não ficasse ao alcance do meu chute, mas continuei o treino inteiro dando uma "puxadinha"do lado esquerdo.

Nunca gostei de esteira e depois dessa vou gostar menos ainda, acho que acertei na escolha do nome do blog - "corro na rua", porque esteira ninguém merece!

Minha conclusão desse treino é que além da velocidade atingida ser irreal, a esteira prejudica a mecânica da corrida por não permitir o uso das técnicas de economia de corrida utilizadas no solo, deixando de utilizar os grupos musculares responsáveis pela impulsão.


Agora é torcer para que essa dorzinha chata na lombar desapareça até domingo, pois vou participar da etapa de inverno do circuito das estações Adidas.

2 comentários:

Stéphanie Perrone disse...

correr na esteira é muito ruim mesmo. faço treinos nela só em caso de extrema necessidade, como chuva ou falta de tempo para correr na rua. mas normalmente não faço treinos de tiro na esteira, justamente pela questão da velocidade e por prejudicar a técnica da corrida.

abraço
Stéphanie

Anônimo disse...

Puxa vida, estou danada porque treinei numa esteira depois de muitos anos e o meu probleminha no joelho esquerdo se tornou um problemão. Duas corridinhas de 1 hora cada foram suficientes para que ele começasse a doer muito. Durante as corridas eu percebia que minha pisada não estava confortável como quando corro no cascalho, mas insisti. Conclusão, esteira, não mais.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br