sábado, 2 de janeiro de 2010

São Silvestre 2009 - O auto conhecimento


Há muito este blog estava abandonado, assim como a seriedade nos meus treinos. Desde Setembro eu venho me arrastando entre compromissos profissionais e a recuperação de uma lesão, e isso me afastou bastante da regularidade necessária para poder encarar os 15Km da São Silvestre.

Embora eu tenha prometido para mim mesmo e publicamente aqui no Blog que não iria mais contra as recomendações do treinador, dessa vez eu insisti e disse que fecharia o ano com a São Silvestre de qualquer jeito, nem que fosse para fazer a prova inteira andando. Como eu estava determinado e não iria adiantar nada o
Foca dizer o contrário, dei um belo trabalho para ele adaptar minha planilha para os treinos de São Silvestre, pois ela estava toda direcionada à recuperação da lesão. Mas como ele conhece do riscado e não é pouco, fiz os treinos de dezembro numa boa e fiz ainda uma prova maravilhosa. E o melhor de tudo, estou tão bem fisicamente que nem parece que eu corri.

A tão prometida chuva não veio, e na largada estavamos todos amontoados sob o Sol de verão na av. Paulista. A minha idéia era correr ao lado do meu irmão Edison, que estava com planos de fazer a prova em 1:40'. Combinamos que se mantivessemos um ritmo mínimo de 6'30'' até o Km 9, daria para fechar dentro do plano.


Como de costume atropelo na largada, levamos 4 minutos para passar pelo tapete (estavamos muito bem posicionados). Seguimos conforme planejado até a entrada do elevado, quando meu footpad da Polar resolveu morrer. Parei um pouco para tentar desligar e ligar novamente e percebi que o problema era a pilha, desencanei de acompanhar o pace por ali quando vi que o monitor cardíaco também parou. Dali pra frente seria somente o instinto para saber como eu iria terminar a prova.


Depois da distração causada pelo problema no Polar eu perdi meu irmão de vista, pensei que eu tinha fica para tras e apertei o passo para alcançá-lo, nada feito. Chegando perto do km 9 percebi que seria impossível ele estar na minha frente, então decidi esperar um pouco, aproveitei o viaduto da Av. Rudge para descansar enquanto esperava por ele e subi andando, lá no topo tentei localizá-lo olhando a multidão e nada, desisti.


Continuei a prova completamente às cegas com relação ao meu ritmo, pois a contagem de voltas no relógio ficou comprometida pelo auto-lap do polar, que de algum modo ainda conseguia marcar alguma coisa do footpad de vez em quando só para atrapalhar tudo.


Ao lado do teatro municipal encontrei o
@JoelLeitao , um #TwitterRun. Nos cumprimentamos e seguimos a prova.
Subi a Brigadeiro com tranquilidade, depois do ano passado ela não me assusta mais, fiz meu sprint de chegada e cruzei o tapete com 1:37'26'', nove minutos a mais que o tempo do ano passado mas muito melhor do que eu poderia imaginar, pois não corri com absolutamente nenhum compromisso com tempo.


A experiência de correr sem o auxílio do polar também foi interessante, pois me deu a oportunidade de "descobrir" as respostas do meu organismo sem olhar para o ritmo cardíaco, e de "adivinhar" a passada sem conseguir acompanhar o tempo por quilômetro.

5 comentários:

Antonio C R Colucci disse...

Boa Wagner,
Parabéns pela prova!
Bom retorno ao Blog e principalmente aos treinos e a corrida.
Abraço
Colucci
@antoniocolucci
#Twittersrun
http://toticolucci.blogspot.com/

Anônimo disse...

Parabéns Wagner!!!!
acredito que determinação e objetividade foram as palavras-chave prá você nessa prova. Aliás, basta incluir aí o treino orientado por Foca e temos uma trinca perfeita para terminar bem qualquer corrida!!
Vejo você nos treinos. Bjs

Bernadete de aquino

Unknown disse...

Oi, Wagner!

Parabéns pela corrida e bom retorno ao blog!!! Deu-me mais incentivo para recomeçar...

Bons treinos!

Rinaldo disse...

Olá Wagner,

Parabéns pela prova e pelo retorno!

Bons treinos!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/

Anônimo disse...

Parabéns penso que as vezes somos como uma equipe de Formula 1, precisamos saber de tempo, altitude e outros detalhes. Sem o seu polar parecia que talvez vc pudesse fazer um tempo acima do planejado, mas que tem coração e superação, tira de letra 15 km.
abraços e feliz 2010
Jura jr

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br