domingo, 5 de abril de 2009

X Meia Maratona Corpore - festa e tempo bom



O tempo bom não foi dos cronometros, mas sim o sol que já imperava absoluto no céu de São Paulo logo cedo. Treinei muito sério para essa prova que foi minha estréia na distância, e quando vi que o calor seria inevitável, logo me lembrei da dureza que foi a abertura do circuito Corpore. Tratei de diminuir minhas expectativas para a prova, e me programei para fazer 2:10'.

Um amigo do trabalho, o Maurício, decidiu de última hora correr e como ele não estava lá para correr contra-relógio, correu ao meu lado (nem preciso dizer que ele consistentemente faz tempos melhores que os meus). Já as 6:00h da manhã eu e meu irmão nos dirigimos à USP, mas ao contrário das outras corridas, dessa vez nós não estacionamos próximo à arena, e deixamos o carro em frente à faculdade de química, o pessoal realmente estava chegando cedo. Encontramos a tenda da equipe e chegando lá mais uma surpresa preparada pelo Foca - agora nossa tenda está equipada com um vestiário ! Os kits já estavam separados em ordem alfabética.

Depois do aquecimento fomos para a largada, mas antes resolvi dar aquela passadinha no banheiro - dancei! Uma fila enorme de mais de 10 minutos. Perdi o alinhamento da largada, que seria no setor azul e passei pelo tapete já com 7 minutos de prova. Não adianta chorar o leite derramado, sofremos um pouco no primeiro quilometro para nos livrar dos caminhantes.
Por se tratar da minha primeira meia, não forcei o ritmo em nenhum momento e fui conversando com o Maurício durante todo o trajeto, alternando nosso ritmo entre 5'40'' e 6'00'' até o Km 18, onde estávamos com 1:46'06'' de tempo líquido. Continuando nesse ritmo daria para completar a prova na casa de 2:04', bem melhor que o planejado.

Passando o Km 18, de repende bateu uma fraqueza nas pernas que pararam de seguir no ritmo que eu mandava, perdi o foco e acabei perdendo também a cadência da respiração, resultado - veio aquela famosa dor no diafragma, lado direito. Aí não teve jeito, fiz o resto da prova como se fosse um fartlek - corria o tempo que a dor deixava, e andava para tentar aliviar um pouco. Mesmo assim meu tempo foi melhor do que eu planejei inicialmente, fechando em 2:07'38''.

É muito gratificante quanto conseguimos superar o plano inicial.
De volta à tenda da equipe, todo mundo comemorou o resultado, pois todos chegaram bem e de acordo com suas expectativas.
Durante os treinos para essa prova, o Foca fez algumas adaptações na minha planilha, que certamente foram decisivas para que eu pudesse chegar até aqui inteiro, mais uma vez fica aqui meu agradecimento pelo treinamento e pelo nível de detalhe e individualização na elaboração da planilha e supervisão dos treinos.

Semana que vem será de treinos regenerativos, para então voltar a treinar para a próxima prova de 10Km e então a tão esperada Bertioga/Maresias.

5 comentários:

Diego da Costa disse...

Parabéns pela prova e por ter conseguido superar a sua meta para a prova. Sem dúvida isso é o mais importante. Abraços e bons treinos!!!

Marcelo Pires disse...

Parabéns pela prova e principalmente por ter superado sua meta! O sol está muito forte e uma prova assim exige bastante dos corredores.

Valeu!

Abraço e bons treinos.

Leandro Turbino disse...

Wagner, meus parabéns! Sei o quento vc se esforçou para chegar até aqui. É muito gratificante ver os amigos atingindo os objetivos.

Abraços,
Leandro.
http://corromesmo.blogspot.com

Nacatko, Inc disse...

Wagner, sensacional !!
Apesar da "quebra" vc fez um tempo abaixo do planejado, um ótimo tempo por sinal. Isto é resultado da dedicação e preparação q vc fez ate a prova.

Parabéns e que venha a Meia do Rio.

Abc
Wlad (http://vouevoltocorrendo.blogspot.com)

Yara Achôa disse...

Pois é, Wagner. Foi exatamente a mesma coisa que eu senti no km 18. Tá parecendo até que tinha um "vudu" ali, rsrsrsrs. Muita gente quebrou nesse trecho. E é uma sensação engraçada. Eu até queria correr, mas meu corpo se recusava. De toda forma, valeu. Que venham as próximas. Beijo
Yara

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br