terça-feira, 11 de maio de 2010

Quando 2010 vai começar?

A resposta da maioria das pessoas seria aquela que todo brasileiro já conhece - Já começou, depois do carnaval. Outros diriam que em ano de copa do mundo e eleições, ele começou sim, mas termina em Junho.
Para os corredores o ano começa em março, depois do trabalho de base feito nos dois primeiros meses. Mas afinal, onde eu quero chegar com tudo isso?


Quem me conhece sabe que venho arrastando umas dores no quadril desde 2008, e venho tentando equilibrar uma pseudo recuperação com uma pseudo evolução na corrida - pura ilusão.
Decidido a resolver definitivamente o problema fiz uma ressonância magnética de 3 Tesla em Janeiro, tinha tanto problema listado naquele laudo que decidi parar de correr imediatamente antes mesmo de mostrá-lo a um especialista. O que eu tinha era conhecido como síndrome de impacto, isto é, o colo da cabeça do fêmur estava batendo na borda da articulação, especificamente no labrum. O pior é que já estava evoluindo para uma artrose. Então estava resolvido, eu iria para a cirurgia resolver de uma vez por todas, e em uns dois ou tres meses poderia voltar a correr.


Nesse meio tempo, sem poder correr comecei a me dedicar mais à musculação e decidi que iria começar a pedalar, não como treino, mas por puro lazer. Me increvi na World Bike Tour, afinal de contas sem bike, esse era o jeito mais barato de conseguir uma só para passeio. Mas aí começaram mais problemas.

Voltando para casa de bike depois do passeio do BikeTour, levei um tombo ridículo quase parado, que me custou uma séria lesão no polegar direito (rutura completa de ligamento por avulsão). Isso rendeu duas cirurgias, tive que parar com a musculação, com as pedaladas que eu mal havia começado,e pior, tive que adiar a cirurgia do quadril para o final do mes de abril, pois não daria para usar muletas com o polegar daquele jeito.

Mas enfim com o polegar minimamente recuperado não demorei para marcar a cirurgia no quadril. Já que estava no estaleiro mesmo eu queria resolver tudo de uma vez, para então retornar à atividade física em definitivo. O médico me explicou exatamente o que ele ia fazer - Coloplastia com remoção de bump por artroscopia, cirurgia de aproximadamente 2 horas.

Acordei depois de cinco horas e meia de cirurgia, preocupado com o motivo da demora. O médico me explicou que depois de remover o bump do colo do fêmur, meu quadril continuava batendo. Ele então tomou a decisão de fazer a correção pelo outro lado, isto é, removendo parte da borda do acetábulo, por fim a cirurgia ficou assim:
  • Desinserção do labrum
  • Trimming do rebordo anterior do acetábulo
  • Reinserção do labrum com 3 ancoras
  • Coloplastia com remoção do bump
  • Labrumplastia com radiofreqüência
Brincadeira, fazer tudo isso por artroscopia não é para qualquer um, o médico é realmente fera. O pós operatório está seguindo muito bem, praticamente sem dor mas infelizmente tenho que seguir o protocolo de recuperação, que me obriga a usar muletas por dois meses, e voltar a praticar atividade física de impacto somente após 6 meses.

Com essa estimativa eu estarei de volta aos treinos somente em outubro, isso se eu conseguir me livrar dos 15 quilos que eu já ganhei com esse sedentarismo todo. Falando então das minhas corridas, o ano vai começar de fato somente em Dezembro (ufa, por pouco não foi um ano inteiro perdido), quando acredito que poderei participar de alguma prova. Se alguem tiver alguma indicação de prova de 5km em Dezembro em São Paulo, por favor deixe nos comentários, pois eu não achei nada.

3 comentários:

Nacatko, Inc disse...

Putz perdi o q escrevi antes.

Mas, q Merda cara !! A bruxa ta solta.

Meu caramarada, desencana das corridas e foca na recuperacao, mesmo se isso passar do prazo definido.

Com relacao a fazer prova no final do ano, se não tiver nenhuma... Corre por conta.
Talvez na Yescom ou Iguana Sport tenha alguma.

Abcs e boa recuperacao.

Eiji disse...

Nossa... Boa sorte na sua recuperação..

Em seu lugar eu não pensaria uma prova tão cedo.
Faria um bom trabalho de base e fortalecimento de pelo menos um ano. Eu não correria pois o estresse nas articulações são muito grandes. Faria caminhada, musculação e um esporte de baixo impacto como natação.

O corpo se recupera, mas só se vc der tempo para ele se recuperar.

Abraço e boa sorte!

FREE ATLETA disse...

Karacas que pegada guerreiro !!!Muita adrenalina, mas logo tu vai está na pista, sarado e mais forte...Outubro tem os 75km nessa prova vc sara de vez...kkkkk Boa recuperação Wagner

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br